Viagem de Maria e José
Para trazer Jesus ao mundo em Belém e cumprir as profecias do Antigo Testamento, Maria e José tiveram que enfrentar provações difíceis
José e Maria moravam em Nazaré, norte da Galileia, quando Maria engravidou de Jesus, de acordo com o Evangelho de Lucas.
Uma viagem de mais de 157 km
Lucas 2:1-4
1 - E ACONTECEU naqueles dias que saiu um decreto da parte de César Augusto, para que todo o mundo se alistasse
2 - (Este primeiro alistamento foi feito sendo Quirino presidente da Síria).
3 - E todos iam alistar-se, cada um à sua própria cidade.
4 - E subiu também José da Galiléia, da cidade de Nazaré, à Judéia, à cidade de Davi, chamada Belém (porque era da casa e família de Davi),
Quando Maria estava quase no final de sua gravidez, o Imperador Augusto ordenou um grande censo que obrigou todos a irem para sua cidade natal.
Uma viagem de 156 quilômetros que representou uma provação difícil para o casal em um momento em que as estradas não eram pavimentadas e o único meio de transporte disponível era o burro ou o camelo. A isto devemos acrescentar que José, segundo algumas tradições, poderia já não ser tão jovem e que Maria estava quase no nono mês de gravidez.
Belém, chamada Efratá nos tempos antigos, está localizada a 7 km ao sul de Jerusalém, mas a uma altitude de 750 metros. Embora fosse a cidade do rei Davi, a cidade era considerada secundária na época. No entanto, a estrada, muito montanhosa, era percorrida por muitas caravanas que iam de Jerusalém ao Egito.
Os evangelhos canônicos não dizem nada sobre o meio de transporte que o casal usava, mas podemos assumir que eles tinham à sua disposição um burro. Eles provavelmente dormiram três ou quatro noites sob as estrelas ou em hospedarias.
Uma jornada cansativa no final da qual o casal encontraram apenas um estábulo para dormir.
Pastor Muller