Filhos e suas responsabilidade
Quem tem filhos tem muita responsabilidade. O trabalho dos pais é ensinar seus filhos a andar nos caminhos de Deus e prepará-los para a vida adulta.
Mas Ana não era feliz porque não tinha filhos ela é descrita no Antigo Testamento, como uma mulher de fé, a mãe do profeta Samuel. Ela era estéril e após orar ao Deus de Israel, teve sua madre aberta para conceber não apenas um, mas seis filhos.
Senhor lhe tinha cerrado a madre”( I Sm 1:6). A situação se repetia ano após ano, o que provocava intensa tristeza em Ana que “chorava e não comia” I Sm 1:7.
I Samuel 2:21
21 - Visitou, pois, o SENHOR a Ana, que concebeu, e deu à luz três filhos e duas filhas; e o jovem Samuel crescia diante do SENHOR.
Mas Ana é um exemplo a ser seguido,
Seu esposo Elcana, tinha outra mulher chamada Penina. Todos os anos, quando Elcana subia a Siló para sacrificar ao Senhor, ele era acompanhado pelas duas esposas e filhos.
Silo ficava região montanhosa de Efraim
Ana, porém sempre se abatia de tristeza e dor pelas humilhações provocadas pela rival
mada pelo esposo, mas insatisfeita e infeliz por não ter filhos, Ana, é o retrato de milhões de mulheres que sofrem a esterilidade nas diversas áreas da vida.
É o retrato das mulheres que não se sentem amada o bastante, que pedem exclusividade em seus relacionamentos. “Então se levantou Ana, depois que comeram e beberam em Siló...”( I Sm 1.9)
Aquela afronta que inundava seu pensamento e coração, gerando mágoa e dor, enfraquecendo o ser, seria deixada para trás para dar lugar a Palavra de Deus.
“Ela orou com amargura de alma, orou ao Senhor e chorou abundantemente”( I Sm 1.10)
Provérbios 13:24
24 - O que não faz uso da vara odeia seu filho, mas o que o ama, desde cedo o castiga.
Os filhos devem amar a família, tem muitos filhos que casa e não lembra mais dos pais;
I Timóteo 5:4
4 - Mas, se alguma viúva tiver filhos, ou netos, aprendam primeiro a exercer piedade para com a sua própria família, e a recompensar seus pais; porque isto é bom e agradável diante de Deus.
Pastor Muller !