Foi feito um diagnostico
Nações Unidas divulgaram seu Relatório Mundial da Felicidade para 2022, que marca o 10º aniversário do diagnóstico.
A pesquisa considerou 146 países e mostrou que nem tudo é tragédia e tristeza. Mais uma vez, os países do norte da Europa dominam os primeiros lugares do ranking deste ano.
O brasil ficou em 38” lugar
lista pode parecer um pouco irônica, se considerarmos tudo que o mundo passou nos últimos anos, com uma guerra na Europa e a pandemia COVID-19 .
No Relatório da base 2020-2021 o que foi considerado no país
Os 10 países mais feliz
1-Finlândia
2-Dinamarca
4- Suíça
9-Israel
14-Germany
15-Canada
16-United States
38-Brasil
Foi detectado 3 fatores importantes na sociedade;
1-Tristeza
2- Preocupação
3- Stress
A alegria é algo gerado diretamente pelo Espírito de Deus no nosso espírito; por isso está escrito que: "...a alegria do Senhor é a vossa força." Neemias 8.10. Porque ela vem diretamente de Deus para nós.
Perspectivas dos jovens estão abaixo dos idosos.
Sendo 72% para os jovens e para os idosos 59%
para os idosos
Salmos 92:12-15
12 - O justo florescerá como a palmeira; crescerá como o cedro no Líbano.
13 - Os que estão plantados na casa do SENHOR florescerão nos átrios do nosso Deus.
14 - Na velhice ainda darão frutos; serão viçosos e vigorosos,
15 - Para anunciar que o SENHOR é reto. Ele é a minha rocha e nele não há injustiça.
A exemplo das árvores que, quanto mais vivem são “mais belas, mais amigas, vencedoras da idade e das tempestades”, o ser humano na terceira idade também pode ter beleza e compartilhar experiências de vida com as gerações mais novas.
Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração.
Romanos 12:12
Precisamos compreender que cada etapa da vida tem seus encantos e desafios, porque a vida é um presente de Deus. Aqueles que conseguem chegar à chamada terceira idade é privilegiados, pois conseguiram sobreviver às lutas e tempestades de toda uma existência.
Infância, adolescência, juventude, maturidade… o tempo passa depressa. No dizer do escritor sagrado “tudo passa rapidamente e nós voamos”. As transições da vida são normais e inevitáveis. E a Bíblia nos dá alguns exemplos de pessoas que chegaram a terceira e nesta fase viveram felizes e realizados.
Abraão foi um homem que viveu a terceira idade com um sentimento de realização. Quando lemos o que a bíblia diz sobre a vida de Abraão fica fácil entender qual era o segredo de sua felicidade:
Desde o dia em que Deus o chamou para sair de sua terra e ir peregrinar em uma terra distante, Abraão aprendeu a confiar em Deus e a depender das Suas promessas. Não é em vão que Abraão ficou conhecido como o pai da fé e “amigo de Deus” (Tiago 2.23; Hebreus 11.8-19).
Quando uma pessoa aprende cedo na vida a confiar em Deus e a depender dele, terá melhores condições de enfrentar as incertezas e lutas da terceira, como Abraão.
Fé e obediência andam juntas. Abraão cria em Deus e portanto, obedeceu-o. A maior demonstração que deu disso foi quando se dispôs a sacrificar seu próprio filho Isaque por determinação de Deus (Gênesis 22.1-14).
Quem aprende desde cedo na vida a obedecer a Deus incondicionalmente, tem na terceira idade uma consciência tranquila de que Deus, a quem procuramos servir, jamais nos desamparará.
Através dos anos, ele desenvolveu um relacionamento pessoal e significativo com Deus. Deus fazia parte integrante da sua vida. Diariamente Abraão orava, falava com Deus, procurava ouvir e entender Sua vontade e segui-la. Abraão compartilhava continuamente com Deus as alegrias e dificuldades. Basta ler a história de sua vida para ver como isso é verdade. Não pensem que Abraão foi um privilegiado que diariamente tinha uma visão onde Deus lhe aparecia e falava diretamente com ele. As visões que Abraão teve foram poucas e muito espaçadas entre si, as vezes por anos a fio. Abraão aprendeu a andar com Deus pela fé.
Quando chegou a terceira idade, Abraão já havia andado o suficiente com Deus para saber que o Senhor estava ali, ao seu lado. Que conforto extraordinário nos momentos de solidão!
Muitos irmãos da terceira sofrem o que a psicologia chama de “a Sindrome do Ninho vazio”. Isto ocorre quando os filhos crescem e ao se tornarem adultos saem de casa. Com o passar do tempo todos os filhos já não estão em casa. E agora na terceira idade os pais sentem saudades dos tempos em que todos estavam juntos. Nesta etapa a solidão os atinge.
Mas para os que sentem a solidão Jesus promete: “Eis que estarei convosco todos os dias até a consumação dos séculos”.
3) No salmo que lemos o salmista declara: “Na velhice ainda darão frutos”. Vejamos então exemplos de homens e mulheres da Bíblia na terceira idade e seus frutos:
4) Na revista “família – um presente de Deus existem algumas recomendações para aqueles que estão na terceira idade:
5) Conclusão
Tenho visto por aí que a terceira idade pode se tornar uma fase difícil para alguns ou uma etapa da vida para se viver bem, com alegria e felicidade. Tudo depende de como se encara a realidade.
Como Cristão, você tem motivos para agradecer ao Senhor por lhe ter concedido uma longa vida.
Mesmo que a vida não lhe tenha proporcionado a realização de todos os seus sonhos, ela é um dom de Deus, um presente dado por Ele. Por isso, tenha fé e seja grato, pois como diz Paulo aos Filipenses 1:6, “….aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus.”
Que Deus vos abençoe.