NATUREZA DO ESPÍRITO SANTO
PERSONALIDADE DO ESPÍRITO SANTO
O Espírito Santo não é apenas uma influência, força ou energia. Devemos, porém, pensar no Espírito Santo como a Bíblia no-lo apresenta, isto é, como uma pessoa.
Notemos agora o que a Bíblia diz sobre a pessoa do Espírito Santo. A Bíblia nos oferece os 3 atributos de uma pessoa :
1º Atributo de sua personalidade INTELECTO
Isaías 11 : 2 Repousará sobre ele o Espírito do Senhor, o Espírito de sabedoria e de INTELIGÊNCIA, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento e de temor do Senhor.
Escolhe Atos 20 : 28, Ensina João 14 : 26, Instrui Atos 10 : 19 - 20, Fala Apoc. 2 : 7
2º Atributo de sua personalidade VOLIÇÃO
I Cor. 12 : 11 Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, distribuindo particularmente a cada um como quer.
Testifica João 15 : 26, Envia Atos 13 : 2, 4, Impede Atos 16 ; 6-7, Intercede Rom. 8 : 26, Revela II Pe. 1 : 21
3º Atributo de sua personalidade SENSIBILIDADE
Rom. 15 : 30 Rogo-vos, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e pelo amor do Espírito, que combateis comigo nas vossas orações por mim a Deus.
Ama II Tim. 1 : 7, Entristece Ef. 4 : 30
Portanto qualquer ser que pensa, que ama, que quer, é uma pessoa.
DEIDADE DO ESPÍRITO SANTO
As Escrituras nos apresenta também o Espírito Santo como um ser Divino ( Não podemos confundir com ser Espiritual ou com algo celestial )
Atos 5 : 3-4 Disse então Pedro : Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisse ao Espírito Santo... ? Não mentiste aos homens, mas a Deus.
A Deidade do Espírito Santo também é revelada através das qualidades divinas que possui.
Qualidade Divina ETERNO
Heb. 9 : 14 Quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito Eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará as vossas consciências das obras mortas para servirdes ao Deus vivo ?
Eterno é não Ter princípio e nem fim.
Qualidade Divina ONISCIENTE
I Cor. 2 : 9 - 11 As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem são as que Deus preparou para os que o amam. Porém Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus. Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está ? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus.
Onisciente é conhecer todas as coisas, materiais, espirituais, celestiais e divinas, e também saber explica-las.
Qualidade Divina ONIPRESENTE
Sal. 139 : 7 - 10 Para onde me irei do teu Espírito, ou para onde fugirei da tua face ? Se subir ao céu, lá tu estás; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu ali estás também. Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar, até ali a tua mão me guiará e tua destra me susterá.
Onipresente é tudo estar em sua presença Pv. 15 : 3
Qualidade Divina ONIPOTENTE
Luc.1:35 Descerá sobre ti o Espírito Santo e o poder do Altíssimo te envolverá com a sua sombra.
Sal. 91 : 1 Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.
Onipotente é possuir o poder que não há limites.
Comparar Is 6 : 8 - 9 Com Atos 28 : 25 - 26
Jer. 31 : 33 - 34 Com Heb. 10 : 15 - 16
A Deidade do Espírito Santo também é revelada através das sua ações e obras realizadas.
O Espírito Santo é o Criador : Sal. 104 : 30 Quando envias o teu
Espírito, são criados, e renova a face da terra.
O Espírito Santo criou o homem: Jó. 33 : 4 O Espírito de Deus me fez e a Inspiração do Todo Poderoso me deu a vida.
O Espírito Santo ressuscita : Rom. 8 : 11 E, se o Espírito daquele que dos mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dos mortos ressuscitou a Cristo também vivificará os vossos corpos mortais pelo seu Espírito, que em vós habita.
O Espírito Santo santifica : I Cor. 6 : 11 Mas haveis sido santificado, mas haveis sido justificados em nome do Senhor Jesus, e pelo Espírito de nosso Deus.
O Espírito Santo confere Dons: I Cor. 12 : 8 - 11 Porque a um, pelo Espírito, é dada a palavra de sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência; e a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar; e a outro, a operação de maravilhas : e a outro, a profecia; e a outro, o Dom de discernir os espíritos; e a outro, a variedade de línguas; e a outro, a interpretação de línguas;...
O Espírito Santo convence : Jo. 16 : 8 Quando Ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo.
Acabamos de ver estas passagens bíblicas, e é impossível atribuir estes poderes a um ser que não seja Divina. A própria Bíblia foi Inspirada por Ele.
II Pe. 1 : 21 Pois a profecia nunca foi produzida por vontade dos homens, mas os homens santos da parte de Deus falaram movidos pelo Espírito Santo.
O plano de Deus é que todos os cristãos atuais recebam o batismo no Espírito Santo (2.39).
Para realizar o trabalho do Senhor, o Espírito Santo outorga dons espirituais aos fiéis da igreja para edificação e fortalecimento do corpo de Cristo (1Co 12—14).
Estes dons são uma manifestação do Espírito através dos santos, visando ao bem de todos (1Co 12.7-11).
O Espírito Santo é o agente divino que batiza ou implanta os crentes no corpo único de Cristo, que é sua igreja (1Co 12.13) e que permanece nela (1Co 3.16), edificando-a (Ef 2.22), e nela inspirando a adoração a Deus (Fp 3.3), dirigindo a sua missão (13.2,4), escolhendo seus obreiros (20.28) e concedendo-lhe dons (1Co 12.4-11), escolhendo seus pregadores (2.4; 1Co 2.4), resguardando o evangelho contra os erros (2Tm 1.14) e efetuando a sua retidão (Jo 16.8; 1Co 3.16; 1Pe 1.2).
As diversas operações do Espírito são complementares entre si, e não contraditórias. Ao mesmo tempo, essas atividades do Espírito Santo formam um todo, não havendo plena separação entre elas. Alguém não pode ter a nova vida total em Cristo, um santo viver, o poder para testemunhar do Senhor ou a comunhão no seu corpo, sem exercitar estas quatro coisas.
Por exemplo: uma pessoa não pode conservar o batismo no Espírito Santo se não vive uma vida de retidão, produzida pelo mesmo Espírito, que também quer conduzir esta mesma pessoa no conhecimento das verdades bíblicas e sua obediência às mesmas.
Faculdade ICP.
Pastor Muller