A classificação de Hipócrates oferece 4 tipos de temperamento. Ou seja, classifica o temperamento em quatro tipos diferentes, de acordo com suas características. Os 4 tipos de temperamento são: temperamento sanguíneo, temperamento colérico, temperamento melancólico e temperamento fleumático.
Esse tipo de temperamento, ou seja, o temperamento sanguíneo é próprio das pessoas afetuosas, alegres, otimistas, comunicativas, falantes, entusiasmadas, sociáveis e altamente sensíveis. As pessoas com temperamento sanguíneo são pessoas emocionalmente instáveis, egoístas, egocêntricas, indisciplinadas, com pouca força de vontade, querem ser o centro das atenções e fazem de tudo para isso, são inquietas, despreocupadas, desorganizadas e, apesar de serem extrovertidas, demonstram ser pessoas inseguras. Geralmente são pessoas que colocam os sentimentos antes dos pensamentos ao tomar decisões, apresentam uma fácil excitabilidade dos sentimentos, e esses sentimentos não são profundos nem estáveis no tempo, emocionalmente necessitam de muito afeto e tendem a ter um humor muito variável.
Esse tipo de temperamento, ou seja, o temperamento colérico, refere-se àquelas pessoas que demonstram ser rápidas, muito ativas, audaciosas, excitáveis, irascíveis, práticas na tomada de suas decisões, autossuficientes, independentes, extrovertidas (mas não tanto como as pessoas sanguíneas), fixam metas e objetivos, são pessoas ambiciosas, intuitivas, calorosas, voluntariosas, decididas, de opiniões firmes, imponentes, dominantes, manipuladoras, criativas (têm muitas ideias, planos, metas, objetivos...), elas se consideram muito capazes de alcançar o que se propuseram, entre outros. Além disso, convém destacar que se trata de pessoas com grande facilidade para inflamar e descarregar emoções com uma grande intensidade.
Além disso, as pessoas com um temperamento melancólico caracterizam-se por serem introvertidas, pouco expressivas, perfeccionistas, pessimistas, ciumentas, ansiosas, pouco sociáveis, desconfiadas, excessivamente sensíveis emocionalmente, propensas ao sofrimento, seu estado de humor geralmente é uma tristeza profunda e estável no tempo, tendem a dar muita importância à tudo, criando preocupações e dificuldades desnecessárias, e assim por diante.
As pessoas com esse tipo de temperamento são caracterizadas por serem introvertidas, tranquilas, de equilíbrio emocional, apáticas, calmas, sérias, impassíveis, racionais, calculistas, analíticas, capazes, frias, firmes, são pessoas que quase nunca perdem a compostura nem se irritam com frequência, elas demoram para falar e podem chegar a ter dificuldades na tomada de decisões, entre outros. As pessoas com esse tipo de temperamento costumam ser pessoas de tratamento fácil em comparação com os outros temperamentos, portanto, também é o temperamento mais agradável.
Por fim, convém destacar que o temperamento fleumático difere dos outros três devido, principalmente, a sua tendência de se concentrar em sua vida interior e procurar não entrar ou se envolver nas atividades e vida pessoal de outras pessoas, demonstrando uma afetividade